Pilipili – Worlds on Fire, na galeria aPGn2 – a PiGeon too a 15 de maio
A galeria aPGn2 – a PiGeon too inaugura a 15 de maio, entre as 17h e as 20h, em Alcântara, a exposição “Pilipili – Worlds on Fire”, de Beezy Bailey (n. 1962), com a participação de Stuart Dods (n. 1995). Nesta mostra, patente até 29 de junho, os dois artistas Sul-Africanos exploram os modos de resiliência nas paisagens urbanas, ecoando um apelo à ação contra as alterações climáticas através de uma consciência partilhada e reflexão coletiva.
15 maio – 29 junho 2024 | 4.ª – sábado: 12h – 19h
Inspirada nos sabores tentadores do frango piri de Moçambique e nas suas ligações culturais, a exposição multissensorial de Beezy Bailey e Stuart Dods é um caldeirão metafórico onde convergem diferentes disciplinas artísticas. Aqui testemunhamos o culminar de décadas de exploração artística, onde as fronteiras entre a pintura, a escultura, a gravura e a performance se esbatem.
No centro da exposição estão as representações de Beezy Bailey dos icónicos trípticos de Hieronymus Bosch, permeadas pelo imaginário surrealista caraterístico da sua obra, em diálogo com cabides de madeira feitos a partir de objectos encontrados em Lisboa e Sintra, cada um contando uma história de resiliência e transformação face às paisagens urbanas.
Neste contexto, “Pilipili: Worlds on Fire” é um apelo à ação. Através das paisagens abertas da “visão dupla”, Beezy Bailey e Stuart Dods confrontam o espetro iminente das alterações climáticas, captando a beleza fugaz de um mundo em fluxo. Ao pintarem lado a lado, as suas telas tornam-se janelas para uma consciência partilhada, convidando os espectadores a contemplar a fragilidade do nosso planeta e a necessidade urgente de uma ação colectiva.