Eventos

Desafios e expetativas da Arte Contemporânea em conversa na ARCOlisboa 2024

A DGARTES realizará no próximo dia 24 de maio, pelas 17h30, a conversa Arte Contemporânea em Rede: desafios e expetativas, um evento inserido na programação Millennium Art Talks. Esta conversa promove o debate em torno do papel da RPAC na valorização e divulgação da arte portuguesa contemporânea e na promoção do trabalho em rede e de sinergias entre os seus equipamentos, e lança a discussão de possíveis modelos de parceria e intercâmbio para a criação e circulação de artistas e exposições a nível internacional.

O painel de debate será constituído por Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes; Igor Simões e Paula Nascimento, curadores da secção “As formas do Oceano” na ARCOlisboa 24 e Andreia Magalhães, diretora do Centro de Arte Oliva. A moderação será de Marta Mestre, membro da equipa consultiva da RPAC e diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Conheça o painel convidado:

Paula Nascimento (Luanda, 1981) é uma arquiteta e curadora independente que vive em Luanda. É cofundadora do Beyond Entropy Africa (2010-16), um estúdio de investigação que tem trabalhado em arquitetura, artes visuais e geopolítica. Desenvolveu uma série de projetos artísticos e curatoriais, incluindo Luanda Encyclopaedic City, o premiado Pavilhão de Angola na Bienal de Veneza de 2013. Como curadora independente, tem trabalhado em projetos interdisciplinares que exploram questões relacionadas com cidades pós-coloniais e leituras contemporâneas de temas históricos. Foi curadora de várias exposições em Angola, África do Sul, Portugal, Itália e participou na Experimenta Design, Triennale di Milano, Bienal de Bamako e 6.ª Bienal de Lubumbashi. Desde 2019 é curadora da secção África em Foco na ARCOlisboa. Paula é atualmente presidente do comité artístico da Nesr Art Foundation e curadora associada da 7.ª Bienal de Lubumbabshi.

Igor Simões é Doutorado em Artes Visuais-História, Teoria e Crítica da Arte-PPGAV-UFRGS. Professor Adjunto de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do Ensino da Arte (UERGS). Foi curador assistente da 12.ª Bienal do Mercosul.  Trabalha com as relações entre exposições, montagem de filmes, história da arte e racialização na arte brasileira e a visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da tese Montagem fílmica e exposição : vozes negras no cubo branco da arte brasileira. Membro do comité curatorial do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo/USP. Curador da exposição Presença Negra no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (2022). Membro do conselho curatorial das exposições: Social Fabric, (Houston-EUA); Enpowerment, (Volfsburg-Alemanha), Tempos Fraturados (MAC-USP-Brasil ) Membro do conselho do AWARE – Archives of Women Artists, Research and Exhibitions (França-EUA). Em 2023 foi curador geral de Dos Brasis: Arte e pensamento negro, a mais abrangente exposição de artistas negros brasileiros (Brasil-São Paulo). No mesmo ano, foi curador convidado do Instituto Inhotim para a temporada 2023, com a curadoria das exposições: Mestre Didi: Os Iniciados no Mistério Não MorremFazendo o Moderno, Construindo o Contemporâneo: Rubem Valentim, e Direito à Forma. Em 2024, fez a curadoria da mostra: Jaime Lauriano: Why Don’t You Know About Western Remains (NY) comissariando com Andrea Giunta, a exposição Rosana Paulino: Amefricana, no MALBA (Buenos Aires – Argentina). Atualmente é bolseiro convidado do The Clark Institut e da Getty Center Foundation.

Andreia Magalhães é diretora artística do Centro de Arte Oliva desde 2017, onde é responsável pelo programa de exposições, gestão das coleções e coordenação dos projetos da instituição. Desde 2000, tem trabalhado com diferentes instituições museológicas, como o Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, o Museu Nacional Soares dos Reis, além de ter colaborado em projetos editoriais e de estudo da coleção com o Museu de Serralves. Colaborou com diferentes museus internacionais, no âmbito específico dos seus interesses de investigação e curadoria, com foco na relação entre artes visuais e cinema, incluindo o Netherlands Institute for Media Art, os museus de Arte Moderna de Nova Iorque e S. Francisco, e o MAC-USP, em São Paulo. É doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), tendo realizado a sua investigação entre Portugal e os Estados Unidos no âmbito de um programa de investigação misto desenvolvido parcialmente no MoMA. É Professora Auxiliar Convidadade Estudos de Arte Moderna e Contemporânea e de Curadoria na FBAUP. Entre os seus projetos de curadoria desenvolvidos no CAO destacam-se: Jaime, vi uma cadela minha com lobos (2021); Feixe de luz: escultura projetada, cinema exposto (2022), Culturas paralelas (2023, FBAUP); Gaëlle Rouard: escuridão flamejante (2023) e Renato Ferrão: Für Fur Fur Fúria de Viver (2024).

Américo Rodrigues é Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro e licenciado em Língua e Cultura Portuguesas pela Universidade da Beira Interior. Natural da cidade da Guarda, exerceu funções de animador e programador cultural na Casa de Cultura da Juventude da Guarda/FAOJ (1979-1989) e na Câmara Municipal da Guarda (1989-2005). Foi Diretor do Teatro Municipal da Guarda (2005-2013) e Coordenador da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (2015-2018). Foi um dos fundadores do coletivo Aquilo Teatro, da Associação Luzlinar e do Calafrio, Associação Cultural / Teatro do CalaFrio. Dirigiu festivais como “Ó da Guarda, festival de novas músicas”, “Correntes de ar”, Acto seguinte: Festival Internacional de Teatro da Guarda, “Dizsonante”, ”jazz nas alturas”, “Ovni: objetos e formas animadas”, etc. Autor de diversas obras de teatro, poesia, crónicas, ensaio e literatura para a infância. É Diretor-Geral das Artes desde 2019, tendo coordenado os grupos de trabalho de revisão do modelo de apoio às artes, de regulamentação da rede de teatros e cineteatros portugueses (RTCP) e da implementação da rede portuguesa de arte contemporânea (RPAC), entre outros. Em 2011 recebeu a medalha de mérito cultural atribuída pelo Ministério da Cultura de Portugal.

Marta Mestre é curadora e pesquisadora em arte contemporânea, reconhecida pelo seu trabalho em instituições culturais, maioritariamente em Portugal e no Brasil. É formada em História da Arte e em Cultura e Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa e pela Université d´Avignon. Atualmente é diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG, em Guimarães. Trabalhou com várias instituições ao longo dos últimos quinze anos. Foi curadora no Instituto Inhotim, curadora-assistente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e curadora-convidada  na Escola de Arte Parque Lage. Como curadora ou co-curadora, Marta Mestre organizou exposições individuais e coletivas em várias instituições de reconhecimento nacional e internacional tais como SESC-Pompéia (São Paulo), S.M.A.K. (Gante, Bélgica), Galeria Zé dos Bois (Lisboa), Instituto Inhotim (Minas Gerais), Museu Coleção Berardo (Lisboa), Galerias Municipais (Lisboa), Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), CCBB (São Paulo), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre), e em galerias e espaços independentes. Escreve regularmente sobre o trabalho de artistas, para instituições e publicações. Em 2012, foi uma das vencedoras do “Laboratório Curatorial SPArte 2012”, promovido pela Feira Internacional de Arte de São Paulo, com o projeto de exposição “Se tudo é humano tudo é perigoso”, sob orientação de Adriano Pedrosa. É membro do CIMAM/ Comité Internacional de Museus e Colecções de Arte Moderna. Foi membro externo do Conselho Geral da Universidade do Minho (2021-22). Realiza atividade de docência em História da Arte Contemporânea em várias universidades (FCSH/UNL, FCT/UNL, e EAAD/UM). É regularmente convidada para integrar comissões de júris de programas de Artes Visuais e Coleções, como a Coleção de Arte Moderna/ Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Prémio PIPA (Rio de Janeiro), Criatório (Porto) ou SESC-Videobrasil (São Paulo), entre outros.

Saiba mais sobre a participação da DGARTES na ARCOlisboa2024 aqui.

Campos Magnéticos nas Galerias Mira, no Porto, até 29.06
Eventos
Campos Magnéticos nas Galerias Mira, no Porto, até 29.06
Campos Magnéticos é um arquivo-vivo que procura documentar, mapear e divulgar a rede informal de espaços artístico-culturais autogeridos no Porto, a partir dos anos 80. O projeto realiza-se entre outubro…
Helena Almeida – Habitar a Obra inaugura a 19 de junho nas Caldas da Rainha
Eventos
Helena Almeida – Habitar a Obra inaugura a 19 de junho nas Caldas da Rainha
Inaugura, no dia 19 de Junho pelas 18h a exposição “HELENA ALMEIDA — HABITAR A OBRA”, no Museu Leopoldo de Almeida, do Centro de Artes | Caldas da Rainha. Helena…
Jumana Manna: Filmes e Estudos, no Sismógrafo até 20.07 + Clube de Leitura
Eventos
Jumana Manna: Filmes e Estudos, no Sismógrafo até 20.07 + Clube de Leitura
O Sismógrafo apresenta Jumana Manna: Filmes e Estudos, uma retrospectiva em torno da obra fílmica da artista palestina. De 1 de Junho a 20 de Julho, entre quarta-feira e sábado,…
1984, de Teresa Milheiro, na Galeria Zé dos Bois até 20.07
Eventos
1984, de Teresa Milheiro, na Galeria Zé dos Bois até 20.07
A obra de Teresa Milheiro institui o corpo enquanto lugar do inescapável conflito original entre o ser-humano e a sua natureza coletiva. À instância biopolítica, sobre a qual se abate…
Canhoto As Zurdo, de Nuno Sousa Vieira e Tamara Arroyo, na Kindred Spirit até 18.07
Eventos
Canhoto As Zurdo, de Nuno Sousa Vieira e Tamara Arroyo, na Kindred Spirit até 18.07
A exposição Canhoto As Zurdo, explora a complementaridade entre o trabalho dos artistas Nuno Sousa Vieira (1971, Portugal) e Tamara Arroyo (1972, Espanha). Curada por Sérgio Fazenda Rodrigues (1973, Portugal)…
Mezzocane reúne trabalhos de Enzo Cucchi na Culturgest, até 30.06
Eventos
Mezzocane reúne trabalhos de Enzo Cucchi na Culturgest, até 30.06
Enzo Cucchi é um dos mais determinantes artistas internacionais das últimas cinco décadas. O seu nome estará para sempre ligado ao termo Transavanguardia, neologismo com que o curador Achile Bonito…
Do lado mais visível das imagens, no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra até 23.06
Eventos
Do lado mais visível das imagens, no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra até 23.06
No Centro de Arte Contemporânea de Coimbra está patente, até dia 23 de junho, a exposição Do lado mais visível das imagens. O conjunto de obras apresentadas encontra-se numa linha…
Noite com Pernas, na Sociedade Nacional de Belas Artes, até 22.06
Eventos
Noite com Pernas, na Sociedade Nacional de Belas Artes, até 22.06
Até dia 22 de junho é possível visitar a exposição Noite com Pernas, dos artistas Francisca Pinto, Manuel Queiró, Mariana Malheiro e Ricardo Marcelino, na Galeria de Arte Moderna da…
Os Frutos da Liberdade – Obra Gráfica de Vieira da Silva nos 50 Anos do 25 de Abril
Eventos
Os Frutos da Liberdade – Obra Gráfica de Vieira da Silva nos 50 Anos do 25 de Abril
Exposição 7 de junho > 7 de julho 2024 Centro de Artes das Caldas da Rainha A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva conta no seu espólio com uma…
DGARTES / Rede Portuguesa de Arte Contemporânea na ARCOlisboa 2024
Eventos
DGARTES / Rede Portuguesa de Arte Contemporânea na ARCOlisboa 2024
Começa hoje a ARCOlisboa 2024! A DGARTES está presente nesta edição com um stand dedicado à RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, que pode visitar até domingo, dia 26…
DGARTES destaca Arte Contemporânea em rede na ARCOlisboa 2024
Eventos
DGARTES destaca Arte Contemporânea em rede na ARCOlisboa 2024
A Direção-Geral das Artes marca presença na edição de 2024 da ARCOlisboa, que se realizará de 23 a 26 de maio de 2024 no edifício da Cordoaria Nacional. Esta presença…
Ensaios de uma Coleção – até 19 de maio, na Galeria Municipal do Porto
Eventos
Ensaios de uma Coleção – até 19 de maio, na Galeria Municipal do Porto
Até dia 19 de maio está patente, na Galeria Municipal do Porto, a exposição ENSAIOS DE UMA COLEÇÃO. O projeto expositivo reúne as mais recentes obras adquiridas no âmbito do…
Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira, na FBAC em maio e junho
Eventos
Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira, na FBAC em maio e junho
No âmbito do 3º Ciclo de Exposições do Museu Bienal de Cerveira, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) volta a promover “Dias Abertos no Museu” nos sábados 11…
Pilipili – Worlds on Fire, na galeria aPGn2 – a PiGeon too a 15 de maio
Eventos
Pilipili – Worlds on Fire, na galeria aPGn2 – a PiGeon too a 15 de maio
A galeria aPGn2 – a PiGeon too inaugura a 15 de maio, entre as 17h e as 20h, em Alcântara, a exposição “Pilipili – Worlds on Fire”, de Beezy Bailey (n. 1962), com a participação de Stuart Dods (n.…
DGARTES apoia 41 entidades no programa de apoio RPAC
Programa de Apoio
DGARTES apoia 41 entidades no programa de apoio RPAC
Foi comunicada no dia 3 de maio a decisão final do concurso do primeiro Programa de Apoio a Projetos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). Serão apoiados 19 projetos,…
Asier Mendizabal – Linguagem/ corrente, no Sismógrafo até 11 de maio
Eventos
Asier Mendizabal – Linguagem/ corrente, no Sismógrafo até 11 de maio
É uma surpresa para quem não fala português que a palavra normalmente utilizada para designar cadena seja “corrente”. Há alguma coisa de contra-intuitivo nesta ideia de deslocação que, por sua…
Risco, de Clara Jost e Luísa Ramires, na Quarteira até 4 de maio
Eventos
Risco, de Clara Jost e Luísa Ramires, na Quarteira até 4 de maio
A exposição “RISCO” é uma parceria entre as Galerias Municipais de Loulé e a Associação Alfaia. Clara Jost e Luísa Ramires, selecionadas através de uma Open Call nacional para artistas…
Exposição de fotografia de Gisela Casimiro, na Appleton até 4 de maio
Eventos
Exposição de fotografia de Gisela Casimiro, na Appleton até 4 de maio
“In this new picture your smile has been to war” uma exposição de fotografia de Gisela Casimiroque reúne anos de gestos e palavras de luta nas ruas. Appleton Rua Acácio…
gnration – exposição emap perspective #1, até 27 de abril
Eventos
gnration – exposição emap perspective #1, até 27 de abril
A European Media Art Platform (EMAP), plataforma europeia dedicada à Media Art e financiada pelo programa Creative Europe da União Europeia, é uma rede de instituições europeias de renome que…
Liberdade, Amor e Poesia, até 23 de junho no Museu da Cidade de Aveiro
Eventos
Liberdade, Amor e Poesia, até 23 de junho no Museu da Cidade de Aveiro
A exposição “Liberdade, Amor e Poesia”, que conta com 50 obras da coleção da Fundação Cupertino de Miranda, pode ser vista no Museu da Cidade de Aveiro até dia 23 de junho…
Planta de Emergência – exposição coletiva na Pó de Vir a Ser, a 20 de abril
Eventos
Planta de Emergência – exposição coletiva na Pó de Vir a Ser, a 20 de abril
Inaugura no sábado, dia 20 de abril, a exposição coletiva Planta de Emergência, um projeto de criação e circulação que reúne artistas e estruturas de criação e de programação nacionais,…
Mundo de Aventuras, de João Fonte Santa, no Centro de Artes | Caldas da Rainha
Eventos
Mundo de Aventuras, de João Fonte Santa, no Centro de Artes | Caldas da Rainha
No próximo dia 13 de abril pelas 16h será inaugurada a exposição individual de João Fonte Santa. Mundo de Aventuras estará patente até dia 3 de junho de 2024, no…
Yayoi Kusama: 1945 – HOJE, no Museu de Serralves até setembro de 2024
Eventos
Yayoi Kusama: 1945 – HOJE, no Museu de Serralves até setembro de 2024
Esta exposição celebra o 95º aniversário de Yayoi Kusama, configurando a maior retrospetiva jamais realizada da obra desta icónica artista. Está patente até setembro de 2024 e é organizada pelo…
Projetos a apoiar no primeiro concurso RPAC envolvem 41 entidades e 63 parcerias
Programa de Apoio
Projetos a apoiar no primeiro concurso RPAC envolvem 41 entidades e 63 parcerias
Foi hoje comunicado às entidades admitidas a concurso o projeto de decisão do primeiro Programa de Apoio a Projetos da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) que irá apoiar 19…
PING PONG, atelier aberto de Maria Leonardo Cabrita, na Pó de Vir a Ser a 9 de março
Eventos
PING PONG, atelier aberto de Maria Leonardo Cabrita, na Pó de Vir a Ser a 9 de março
PING PONG é um invento pop up: uma exposição efémera de “pó de ser fotografia” no contexto de um atelier aberto num espaço dedicado à produção de esculturas em pedra,…
Entre As Águas, de João Mariano – Inauguração no LAC, em Lagos, a 2 de março
Eventos
Entre As Águas, de João Mariano – Inauguração no LAC, em Lagos, a 2 de março
02 de Março às 18h – 05 de Abril, 2024Segunda-feira a sábado, das 10h às 18hLAC – Laboratório de Actividades CriativasEntrada Livre “(…) … as histórias que contas com estas…
Sempre e Nunca Mais, Museu de Arte Contemporânea de Elvas – até 2 de junho
Eventos
Sempre e Nunca Mais, Museu de Arte Contemporânea de Elvas – até 2 de junho
O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) tem patente até dia 2 de junho de 2024 a exposição “Sempre e Nunca Mais”. A exposição, integrada no Programa Nacional das…
Córtex Frontal recebe o Curso de Artes Visuais da FLAD – Candidaturas até 15 de abril
Oportunidades
Córtex Frontal recebe o Curso de Artes Visuais da FLAD – Candidaturas até 15 de abril
A edição de 2024 do Curso de Artes Visuais da FLAD decorrerá no Córtex Frontal, em Arraiolos, entre 20 de setembro e 24 de novembro de 2024, período durante o…
Arqueologia do Ser, de Thierry Ferreira, no Banco das Artes Galeria a 24 de fevereiro
Eventos
Arqueologia do Ser, de Thierry Ferreira, no Banco das Artes Galeria a 24 de fevereiro
Exposição “Arqueologia do Ser” de Thierry Ferreira 24 fevereiro – 16:00 BAG – Banco das Artes Galeria Curadoria: Helena Mendes Pereira e Pedro Pousada Uma profunda escavação ao universo criativo…
Metade dos Minutos, de Ângela Rocha, no CAC Fundação Eugénio de Almeida até 7 de abril
Eventos
Metade dos Minutos, de Ângela Rocha, no CAC Fundação Eugénio de Almeida até 7 de abril
A da Fundação Eugénio de Almeida recebe, até dia 7 de abril, “Metade dos Minutos”, de Ângela Rocha, instalação artística imersiva que em junho de 2023 representou oficialmente Portugal na…
A Pele da Água, de Pedro Tudela: até 20 de abril, em Viseu
Eventos
A Pele da Água, de Pedro Tudela: até 20 de abril, em Viseu
A Pele da Água é o resultado da residência artística de Pedro Tudela com os Zés Pereiras das Cavalhadas de Vildemoinhos e com António Carvalho, o último latoeiro de Viseu,…
Galeria NovaOgiva, um equipamento RPAC em Óbidos
Rede
Galeria NovaOgiva, um equipamento RPAC em Óbidos
O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, visitou no passado dia 25 de janeiro a Galeria NovaOgiva, em Óbidos. Fundado em 1970 pelo escultor José Aurélio, este espaço é a extensão…
Denilson Baniwa no Colégio das Artes – 16 de fevereiro
Eventos
Denilson Baniwa no Colégio das Artes – 16 de fevereiro
Inauguração da exposição do artista Denilson Baniwa no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Pajé Jaguar estará patente até 15 de março na Sala de Provas Públicas no interior…
DGARTES reabre adesão à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Adesão
DGARTES reabre adesão à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
A partir de amanhã, 19 de janeiro, está reaberto o período de adesão à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), para entidades proprietárias e/ou gestoras de equipamentos culturais, sediadas em…
Rede Portuguesa de Arte Contemporânea no Balanço do Ano da DGARTES
Rede
Rede Portuguesa de Arte Contemporânea no Balanço do Ano da DGARTES
A DGARTES destaca no seu balanço de 2023 os principais dados sobre a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea: Adesão58 entidades com 66 espaços/equipamentos de fruição e criação artística no âmbito…
1º Programa de Apoio RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Programa de Apoio
1º Programa de Apoio RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
Até dia 18 de janeiro de 2024, as 54 entidades que compõem a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e que reúnem condições para aceder ao apoio, podem apresentar candidatura ao…
“Momentos” e Rosalina Santos “No Interior da Terra” em Freixo de Numão – 19.12
Eventos
“Momentos” e Rosalina Santos “No Interior da Terra” em Freixo de Numão – 19.12
Em 2018 a autora realizou uma visita à mina de prospeção aurífera em Freixo de Numão, no que inicialmente seria apenas uma ação de divulgação ou conhecimento do promotor MINAPORT.…
Diálogos III: Julio & João Jacinto, na Galeria Julio, a partir de 16 de dezembro
Eventos
Diálogos III: Julio & João Jacinto, na Galeria Julio, a partir de 16 de dezembro
Integrada na celebração do 15º aniversário do Centro de Memória, a Galeria Julio irá inaugurar uma nova exposição, no próximo dia 16 de dezembro, às 17h. Pela terceira vez, depois…
Matéria Cíclica, de Ivo Andrade, até 30.01 no Centro de Artes de Caldas da Rainha
Eventos
Matéria Cíclica, de Ivo Andrade, até 30.01 no Centro de Artes de Caldas da Rainha
Matéria Cíclica é uma exposição que apresenta uma seleção de peças que são o produto de um labor aturado e persistente de recolha e transformação de objetos e elementos que…
Concurso Internacional – XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Oportunidades
Concurso Internacional – XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira
Estão abertas até 11 de fevereiro de 2024 as candidaturas ao Concurso Internacional para a XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A bienal de arte mais antiga do país…
DGARTES abre candidaturas para o primeiro programa de apoio da RPAC
Programa de Apoio
DGARTES abre candidaturas para o primeiro programa de apoio da RPAC
A partir de hoje, 4 de dezembro, as 54 entidades que compõem a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) e que têm as condições para aceder ao apoio, podem apresentar…
Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe itinerância da Bienal de Arte de Cerveira
Eventos
Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe itinerância da Bienal de Arte de Cerveira
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai apresentar em Lisboa obras da Coleção do Museu Bienal de Cerveira e o resultado de uma residência artística de Francisco Vidal…
Unreliable Memories, de Lev Manovich, a 18 de novembro do Centro de Arte e Cultura
Eventos
Unreliable Memories, de Lev Manovich, a 18 de novembro do Centro de Arte e Cultura
O Centro de Arte e Cultura, da Fundação Eugénio de Almeida, recebe entre 18 de novembro de 2023 e 5 de maio de 2024, no piso 1, a exposição Unreliable…
Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende celebra 30 anos com novas exposições
Eventos
Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende celebra 30 anos com novas exposições
O Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende marca o seu 30º aniversário com um programa de inauguração de exposições no próximo dia 18 de novembro, pelas 17h. PROGRAMA: 17h…
Em Contacto, de Diogo Pimentão, 11 de novembro na VNBM – Arte Contemporânea
Eventos
Em Contacto, de Diogo Pimentão, 11 de novembro na VNBM – Arte Contemporânea
EM CONTACTO, de Diogo Pimentão, inaugura no próximo sábado, dia 11 de novembro, pelas 17h30, na Rua Senhora da Boa Morte, 16-22, em Viseu. Seguir-se-á, pelas 18h30, uma performanvce do artista plástico com o…
Julio – Saúl Dias: Vila do Conde encerra as comemorações dos 120 anos do seu nascimento
Eventos
Julio – Saúl Dias: Vila do Conde encerra as comemorações dos 120 anos do seu nascimento
A Câmara Municipal de Vila do Conde assinala o encerramento das celebrações dos 120 anos do nascimento de Júlio Maria dos Reis Pereira, um dos maiores nomes do Modernismo português,…
Fórum da Maia recebe World Press Photo 2023
Eventos
Fórum da Maia recebe World Press Photo 2023
A exposição World Press Photo estará patente no Fórum da Maia de 28 de outubro a 19 de novembro. A principal competição mundial de fotografia jornalística e documental regressa ao…
10 anos do Centro de Arte Oliva
Eventos
10 anos do Centro de Arte Oliva
O Centro de Arte Oliva comemora no próximo dia 21 de outubro o seu 10º aniversário, com a realização de uma cerimónia formal, pelas 16 horas, na Sala dos Fornos da…
Promulgado o diploma do Programa de Apoio RPAC
Programa de Apoio
Promulgado o diploma do Programa de Apoio RPAC
Foi promulgado pelo Presidente da República o diploma que cria o Programa de Apoio à Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). A DGARTES divulgará, brevemente, a abertura deste concurso de…
DGARTES promove RPAC no ARCOlisboa Fórum
Parcerias
DGARTES promove RPAC no ARCOlisboa Fórum
A DGARTES realiza, no próximo dia 27 de maio entre as 16h30 e as 17h15, uma conversa sobre a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, no âmbito das sessões Millenium Art Talks…
DGARTES destaca RPAC na ARCOlisboa 2023
Eventos
DGARTES destaca RPAC na ARCOlisboa 2023
A Direção-Geral das Artes associa-se, mais uma vez, à ARCOlisboa – Feira Internacional de Arte Contemporânea de Lisboa, uma das mais importantes feiras internacionais de arte contemporânea que, este ano,…
Museu Bienal de Cerveira inaugura 1º Ciclo Expositivo de 2023
Eventos
Museu Bienal de Cerveira inaugura 1º Ciclo Expositivo de 2023
O primeiro Ciclo Expositivo de 2023 do MUSEU BIENAL DE CERVEIRA reabriu no passado dia 13 de maio, com mais de 115 artistas representados em 3 grandes exposições patentes até…
São 66 os equipamentos que aderiram à RPAC em todo o país
Rede
São 66 os equipamentos que aderiram à RPAC em todo o país
Valorizar e ampliar o acesso e a divulgação da arte contemporânea produzida em território nacional, promover o trabalho em rede, contribuir para aumentar as práticas de descentralização estabelecendo sinergias entre…