Os Frutos da Liberdade – Obra Gráfica de Vieira da Silva nos 50 Anos do 25 de Abril
A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva conta no seu espólio com uma significativa coleção de gravura e serigrafia de Maria Helena Vieira da Silva. De um conjunto de trezentas e setenta e cinco obras foram selecionadas trinta e duas pela sua representatividade técnica – buril, água-tinta, litografia e serigrafia; pela sua data de produção, que vai de 1961 a 1990, e pela temática: evocar a Liberdade, os seus valores – como a livre expressão e circulação – e quem a defende ou defendeu.
Este conjunto procura trazer ao público a personalidade discreta, mas assertiva e coerente da pintora Vieira da Silva, que viveu o exílio durante o período da Segunda Grande Guerra. (…)
A exposição itinerante Os Frutos da Liberdade foi criada com vista a transmitir, através da criação plástica, os valores do Pluralismo, Diversidade e Iniciativa, característicos de uma sociedade livre e de um estado democrático.
Inserida nas celebrações nacionais dos 50 anos da Democracia em Portugal, a exposição Os Frutos da Liberdade, pelas suas características, vai ajudar a promover o conhecimento de uma das maiores artistas plásticas portuguesas. Os valores da Liberdade são nesta mostra representados por quem viveu tempos onde esta não existia ou era limitada, algo impensável para as novas gerações.
A exposição integra um núcleo de 32 gravuras e pode ser integrada no programa escolar.