Kunsthalle Lissabon apresenta a primeira exposição individual de Sonia Gomes em Portugal

Torcer, amarrar e pender, de Sonia Gomes (n. 1948, Caetanópolis, Brasil)
Inauguração: 27 de maio, às 18h
Datas: 27 de maio a 16 de agosto de 2025
A Kunsthalle Lissabon tem o prazer de apresentar Torcer, amarrar e pender, a primeira exposição individual em Portugal de Sonia Gomes, uma das vozes mais relevantes da arte contemporânea brasileira. Através de uma prática baseada em têxteis, Gomes resgata materiais negligenciados, transformando-os em recipientes de memória, resistência e cuidado. A sua obra é um gesto radical de reconstrução de vidas, vozes, histórias e tradições através do tecido.
O título da exposição, Torcer, amarrar e pender, condensa os gestos que atravessam a obra de Gomes, tanto em termos materiais quanto simbólicos. São ações que remetem ao modo como a artista transforma tecidos em esculturas orgânicas, mas também ao entrelaçamento de histórias, afetos e redes de apoio que sustentam o seu trabalho. Em algumas obras, cordas torcidas sustentam volumes suspensos que desafiam a gravidade, enquanto tecidos amarrados em tensão criam formas que oscilam entre abrigo e exposição. Esses gestos, alimentados por doações de roupas e outros têxteis por pessoas de diferentes origens, tornam-se parte de uma narrativa maior, tecida coletivamente.




















![[Entre Paredes] – No fim de um lugar, até 29 de março na Casa das Artes Bissaya Barreto](https://rpac.pt/_rpac/wp-content/uploads/2025/02/2_IMAGEM-AGENDA_NO-FIM-DE-UM-LUGAR_1440x900_acf_cropped-1024x640.png)


















































































