Évora recebe a Sessão de Encerramento do Programa de Formação RPAC

A DGARTES organiza, no próximo dia 20 de maio de 2025, pelas 16h45, a sessão de encerramento do Programa de Formação e Capacitação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, uma iniciativa que contará com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, da Diretora da Arte Central, Marta Ornelas e da Coordenadora Geral de Arte e Património da Fundação Eugénio de Almeida, Marisa Guimarães.
A sessão terá lugar no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida, após a última sessão do Módulo 7, que acontecerá no mesmo espaço.
Seguir-se-á uma visita guiada pela exposição “Abrigo de combatentes”, de Eugenio Ampudia, com curadoria de André de Quiroga e em parceria com a Mostra Espanha.
Este momento marca o final do primeiro Programa de Formação e Capacitação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, iniciado em outubro de 2024 e que conta com mais de 500 participantes, nos 6 módulos já realizados por todo o país. Das pessoas inscritas que concluíram as sessões, 173 pertencem a equipamentos RPAC, o que corresponde a cerca de 1/3 do número total de participantes.
Cada módulo do Programa de Formação e Capacitação RPAC compreende três sessões realizadas em diferentes espaços no Norte, Centro e Sul do país, garantindo assim maior abrangência territorial.
São, ao todo, 21 sessões, realizadas maioritariamente em equipamentos pertencentes à RPAC, ou em parceria com estes, contando-se três sessões decorridas em Coimbra, três em São João da Madeira, duas sessões em Braga, Évora, Leiria, Loulé e Sines, e uma sessão em Arraiolos, Chaves, Idanha-a-Nova, Óbidos e Vila Nova de Cerveira.
O Programa de Formação e Capacitação da RPAC, lançado pela DGARTES em parceria com a Arte Central, visa a promoção da qualificação dos recursos humanos afetos aos equipamentos aderentes à RPAC, com o intuito de capacitar as equipas através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias nas áreas que contribuem para o desenvolvimento da arte contemporânea em Portugal.
Os principais destinatários do Programa são os elementos das equipas das entidades integradas na RPAC, podendo ainda participar (mediante disponibilidade) elementos de outras entidades ligadas à arte contemporânea, ou de equipas de projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes, assim como profissionais e estudantes de artes.
Saiba mais sobre o Programa de Formação e Capacitação RPAC aqui.






















![[Entre Paredes] – No fim de um lugar, até 29 de março na Casa das Artes Bissaya Barreto](https://rpac.pt/_rpac/wp-content/uploads/2025/02/2_IMAGEM-AGENDA_NO-FIM-DE-UM-LUGAR_1440x900_acf_cropped-1024x640.png)


















































































