Cursos, Conferências, Residências: o que acontece em Maio na Pó de Vir a Ser

Curso Livre de Poesia e Artes Visuais
9 de maio – 13 de junho
Pó de Vir a Ser
Ao longo de seis sessões, António Guerreiro, crítico e ensaísta residente na associação cultural Pó de Vir a Ser, oferece um curso livre sobre poesia e artes visuais aberto aos interessados, estudantes, curiosos, especialistas ou não, mediante inscrição prévia. As sessões irão decorrer na Pó de Vir a Ser todas as sextas-feiras, às 18 horas, de 9 de maio a 13 de junho de 2025, com a duração de 2 horas cada uma.
Formulário de inscrição
Conferências para crianças inquietas
17 de maio – 7 de junho
Biblioteca Pública de Évora
Um ciclo de encontros que desafia os mais jovens, entre os 8 e os 15 anos, a pensar, imaginar e transformar o mundo.
Isto Não é um Cubo | Sessão Aberta com Sofia Victorino
10 de maio, 15:00
Pó de Vir a Ser
No contexto do projeto Isto não é um cubo, que reúne artistas e públicos de Évora, Lisboa e São Miguel para repensar as práticas de criação artística contemporânea, a intervenção de Sofia Victorino interroga as possibilidades de abordagens decoloniais que perspetivam a curadoria como processo investigativo e colaborativo, que desierarquiza leituras do passado e do presente. Para além do seu percurso académico, Sofia Victorino traz-nos uma visão ancorada numa vasta experiência em curadoria, mediação e programas públicos – nomeadamente na Whitechapel Gallery, Londres, e na Fundação de Serralves, Porto – aliando a investigação sobre práticas artísticas colaborativas ao pensamento pós e decolonial.
Geologia da Atenção | A Condição do Campo | Residência Artística com Marcelo Moscheta
1 a 28 de maio
Pó de Vir a Ser
Atelier Aberto – 22 de maio (Hora a anunciar)
Marcelo Moscheta é um artista visual nascido em 1976 em São José do Rio Preto, Brasil, que vive e trabalha em Coimbra. Ao longo da sua residência artística, Marcelo estará em contacto com a geologia da região do Alentejo e irá trabalhar a partir dos ateliers de escultura em pedra da Pó a relação entre a sua prática artística e uma noção ampla de escultura.
Programação completa em: MAIO 25 — pó de vir a ser



















![[Entre Paredes] – No fim de um lugar, até 29 de março na Casa das Artes Bissaya Barreto](https://rpac.pt/_rpac/wp-content/uploads/2025/02/2_IMAGEM-AGENDA_NO-FIM-DE-UM-LUGAR_1440x900_acf_cropped-1024x640.png)


















































































