Canhoto As Zurdo, de Nuno Sousa Vieira e Tamara Arroyo, na Kindred Spirit até 18.07
A exposição Canhoto As Zurdo, explora a complementaridade entre o trabalho dos artistas Nuno Sousa Vieira (1971, Portugal) e Tamara Arroyo (1972, Espanha).
Curada por Sérgio Fazenda Rodrigues (1973, Portugal) e Virginia Torrente (1963, Espanha), a exposição promove o diálogo em torno de uma afinidade de interesses e processos de trabalho, que problematizam o limite como palco ou lugar de transição.
Sousa Vieira aborda a leitura do espaço, assente no desvio do uso e da percepção. Incidindo no desenho do gesto e da proximidade, e gravitando entre a esfera doméstica e laboral, o artista apropria- se de elementos de uma vivência quotidiana para, poeticamente, transformar a sua expressão. Portas e janelas alteram um olhar tipificado, de moldura padronizada, gerindo a experiência de uma passagem complexa e singular.
Assente no reconhecimento e na subversão de elementos banais, de cultura urbana, Arroyo aborda o contorno do espaço público, promovendo uma leitura politizada dos seus limites. Guardas, varandins e outros elementos de rua alteram a sua objetualidade para, indagando o observador, gerir a indefinição de um outro lugar.
Rua da Boavista 54 1200-068 Lisboa
Até 18.07.2024