Ana Vieira: Cadernos de Montagem, até 9 de março no Centro de Arte Oliva
Será inaugurada no dia 19 de outubro de 2024, pelas 17h00, no Centro de Arte Oliva, a exposição Ana Vieira: Cadernos de Montagem.
Promovido e organizado pelo Centro de Arte Oliva (CAO)/Município de S. João da Madeira, este projeto, subsidiado pelo 1º Programa de Apoio da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea da Direção-Geral das Artes, conta com a parceria do Gnration (Braga), do Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA) de Guimarães e do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).
Os projetos expositivos e editoriais foram concebidos pela curadora Antonia Gaeta, pela arquiteta Astrid Suzano e pela conservadora Sofia Gomes.
Ana Vieira (1940-2016) é uma das artistas mais influentes na história da arte portuguesa. Ao longo de quatro décadas, construiu uma obra marcada pela criação de cenários e ambientes teatrais, frequentemente compostos por uma multiplicidade de elementos. Este projeto expositivo tem como objetivo estudar, documentar e apresentar um conjunto de obras, objetos e instalações, acompanhados pelos respetivos desenhos e anotações da artista, com o intuito de criar “cadernos de montagem” que assegurem a preservação e a divulgação futura do legado de Ana Vieira.
A inauguração da exposição assinala o 11º aniversário do Centro de Arte Oliva.