DGARTES promove RPAC no ARCOlisboa Fórum
A DGARTES realiza, no próximo dia 27 de maio entre as 16h30 e as 17h15, uma conversa sobre a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, no âmbito das sessões Millenium Art Talks inseridas na programação do ARCOlisboa Fórum.
Com moderação da curadora Inês Grosso, são convidadas/os Sandra Vieira Jürgens, curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Mariana Mata Passos, programadora cultural e diretora artística da Pó de Vir a Ser e Paulo Mendes, artista plástico e Presidente da Direção da AAVP – Associação de Artistas Visuais em Portugal.
Este momento tem como principais objetivos destacar a importância da criação da RPAC, e reforçar o papel das entidades e equipamentos na promoção da arte contemporânea e universalização do seu acesso, na captação e formação de novos públicos, e a Cultura como motor de dinamização do território e das economias locais.
Serão abordadas, como principais temáticas:
– Circulação de obras e programação em rede: estratégias e dinâmicas de difusão pelo território
– Reflexão sobre como promover o acesso à fruição da arte contemporânea, através da sua exibição descentralizada e circulação nacional, bem como do papel partilhado entre os vários intervenientes.
– Que estratégias e abordagem desenvolver junto das populações, para consolidação de públicos locais.
O espaço dos Fóruns e da Arts Libris é de entrada gratuita, através do Torreão Nascente.
A relação da DGARTES com a ARCOlisboa resulta do apoio que a área governativa da Cultura tem vindo a promover desde 2016, tendo como objetivo o desenvolvimento de um programa artístico articulado com as principais instituições de arte locais, que promove a interação entre os diversos agentes culturais estrangeiros de arte contemporânea e os artistas e galeristas portugueses.
Saiba mais sobre a ARCOlisboa 2023 aqui.