rede portuguesa de
arte contemporânea
1º Programa de Apoio a Projetos da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
O primeiro concurso limitado do Programa de Apoio a Projetos da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea visa fomentar a criação, produção, difusão e fruição pública de arte contemporânea, bem como incentivar o trabalho em rede e o estabelecimento de sinergias entre as instituições de arte contemporânea que integram a RPAC, e a sua articulação com outras entidades e setores. Esta iniciativa contribui para a consolidação da RPAC, uma rede inédita em Portugal que vai valorizar, numa lógica de atuação integrada, espaços e agentes de arte contemporânea, e a sua descentralização territorial
Serão apoiados projetos nos domínios de criação, edição, circulação nacional e ações estratégicas de mediação nas diversas vertentes das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media), bem como projetos de cruzamento disciplinar, das 54 entidades que compõem a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) e que reúnem as condições definidas para acesso a este programa de apoio.
Montante: 2M €
Candidaturas abertas de 4 de dezembro de 2023 a 18 de janeiro de 2024
Aviso de Abertura do Programa de Apoio a Projetos da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea disponível aqui.
1º Programa de Formação e Capacitação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
O Programa de Formação e Capacitação da RPAC decorre entre outubro de 2024 e maio de 2025.
Promovido pela DGARTES, este programa visa a promoção da qualificação dos recursos humanos afetos aos equipamentos aderentes à RPAC, com o intuito de capacitar as equipas através da aquisição de competências técnicas, assim como de planeamento e implementação de estratégias nas áreas que contribuem para o desenvolvimento da arte contemporânea em Portugal.
DESTINATÁRIOS
Os principais destinatários do Programa de Formação e Capacitação são os elementos das equipas das entidades integradas na RPAC, podendo ainda participar (mediante disponibilidade) elementos de equipas de entidades que pretendam futuramente aderir à RPAC, ou elementos das equipas de projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes. A idade mínima para participação no programa é de 18 anos, devendo o formando desempenhar funções nas áreas do programa de formação, indicando-o no momento de inscrição.
O PROGRAMA
Composto por sete módulos formativos presenciais, este programa da Direção-Geral das Artes (DGARTES) visa sensibilizar e capacitar técnica e teoricamente os recursos humanos das entidades aderentes à RPAC.
Cada módulo compreende três sessões realizadas em diferentes espaços no Norte, Centro e Sul do país, garantindo a abrangência territorial.
A participação nos módulos de formação é gratuita, mediante inscrição prévia e disponibilidade de vaga.
MÓDULOS
1 – Curadoria de arte contemporânea
3 – Inclusão, acessibilidade e representatividade
4 – Gestão de projetos culturais
5 – Comunicação cultural e desenvolvimento de públicos
7 – Criação, desenvolvimento e montagem de exposições
CRONOGRAMA
Conheça a calendarização dos módulos e sessões de formação aqui.
(em atualização)
Consulte aqui os Relatórios Anuais elaborados pelos membros da equipa de coordenação da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
(em atualização)