Módulo 1 – Curadoria de arte contemporânea

Programa de Formação e Capacitação RPAC

14 e 15 de outubro de 2024, Fórum Arte Braga – inscrições encerradas

21 e 22 de outubro de 2024, Centro Cultural Raiano – inscrições encerradas

4 e 5 de novembro de 2024, Convento do Espírito Santo – inscrições abertas até 28 de outubro


Conteúdos

Teoria e história da curadoria.

Curadoria como processo de investigação e criação.

Programação e práticas curatoriais contemporâneas.

Crítica de arte e estética contemporânea.

Ética (conflitos de interesse, história, política, raça, religião, identidade, sexo e género).

Projetos curatoriais autorais, participativos e colaborativos, com apresentação de casos de estudo.

Coordenação entre Curadoria e Produção: gestão de projetos; importância das equipas falarem a uma só voz; relação do financiamento com os produtores e com os curadores.

Relação entre equipamentos expositivos e cenografia da exposição.

Curadoria e Pedagogia: entre obra de arte, corpo e espaço.


Objetivos

Promover o entendimento entre a necessidade de colecionar e preservar a obra de arte e o objetivo de criar uma narrativa de apresentação;

Trazer a possibilidade de reflexão da prática curatorial enquanto prática artística;

Enquadrar os principais temas que as instituições internacionais de arte contemporânea têm como preocupação de apresentar na atualidade;

Aproximar a discursos críticos e pedagógicos da arte contemporânea à pertinência de novas abordagens curatoriais;

Criar pontes entre o discurso das exposições com os modelos sociais que a contemporaneidade exige;
Analisar do ponto de vista crítico diferentes abordagens à curadoria;

Detalhar exemplos de metodologia de trabalho e pontos estratégicos para curadoria e produção trabalharem em sintonia;

Analisar a curadoria como modelo pedagógico;

Fornecer casos de estudo de como o desenho expositivo influencia a experiência do espectador.


Formadora

Fabrícia Valente é doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos, no ISCTE, e licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora, com estágio na vertente de investigação. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e pelas possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema. Tem formação complementar nas áreas da Fotografia (IPF), vídeo (CENJOR), e Produção e Montagem de Exposições Temporárias (Fundação Eugénio de Almeida). Desenvolve a sua prática profissional entre a curadoria, a curadoria educativa, a mediação artística, a docência, a escrita e a investigação. Trabalhou na curadoria e programação do Pavilhão KAIROS, realizou vários projetos de curadoria
pedagógica para vários museus em Lisboa, desenvolveu a curadoria artística da exposição
Amor Veneris — Viagem ao Prazer Sexual Feminino, e encontra-se a desenhar dois
projetos de curadoria nas áreas da pedagogia artística e da música. Trabalha em Mediação
Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT — Museu de Arte,
Arquitetura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB e na State of the Art, e
colaborou pontualmente com a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Colaborou em projetos
pedagógicos e artísticos em mais de 200 exposições e desenvolve projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino para todas as faixas etárias.
É autora e formadora de cursos de arte moderna e contemporânea para publico adulto,
áreas em que também é convidada para dar formação para professores. Leciona na
licenciatura de Cinema e TV / Media Production, numa parceria entre a ETIC (Portugal) e a Solent University (Inglaterra). Faz parte da redação da secção de Arquitetura da Umbigo
Magazine, da qual já foi editora, e pertenceu à última redação do J_A (Jornal de Arquitetos).

Formador convidado

Orlando Franco, Artista plástico, curador independente, professor, investigador e mediador cultural; Doutorado em Arte dos Media – ECATI – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2021); Frequência no Projeto Individual – Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual (2002/2003); Pós Graduado em Teorias da Arte (parte curricular do Mestrado em Teorias da Arte) pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa da Universidade Clássica de Lisboa (2001/2003); Licenciado em Artes Plásticas pela ESAD – Caldas da Rainha (1999/2001); Bolseiro Erasmus, na Facultad de Bellas Artes, Universidade de Salamanca (2000/2001); Bacharelato em Artes Plásticas – Pintura pela ESAD – Caldas da Rainha (1996/1999);

Professor auxiliar da Universidade Lusófona de Lisboa. Leciona no (DCAM) departamento de Cinema e Artes da Universidade Lusófona de Lisboa desde 2012 . Leciona nos cursos de Fotografia, Cinema, Design de Comunicação e Comunicação e Jornalismo, as cadeiras: Fotografia Autoral: Projeto de Autor; Fotografia Contemporânea; Projeto de Autoria e Multimédia; Artes Contemporâneas; Cultura Visual; Introdução ao Pensamento e Investigação em fotografia; Atelier de Fotojornalismo; Diretor do Mestrado em Fotografia na Universidade Lusófona de Lisboa; Subdiretor da Licenciatura em Fotografia 2014-2023; Professor adjunto convidado na ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, desde 2021. Leciona nos cursos de Mestrados em Artes Plásticas e Mestrado em Gestão Cultural Gestão Cultural as UCs de Projeto em artes plásticas e Seminário de investigação; Colaborador do Serviço de Educação e Mediação do CCB desde 2004; Investigador integrado no COW – Center for Other Worlds da Universidade Lusófona; Investigador colaborador do CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona; Professor de projeto em fotografia no curso anual da ETIC (2018 – 2022);

Tem lecionado em várias instituições públicas e privadas, em vários níveis de ensino, e expõe regularmente desde 1999.