Módulo 6 – Conservação preventiva

31 de março e 1 de abril de 2025

7 e 8 de abril de 2025

28 e 29 de abril de 2025


Conteúdos

Conservação e documentação de arte contemporânea: Diferentes tipologias de coleções e exposições, exemplos de casos práticos. Princípios de preparação e organização de coleções em acervos.

Preparação de exposições: princípios de prevenção e de risco. Notas úteis sobre a conservação em situações de empréstimo. Análise de boas práticas e de documentos como Condition Report, Facility Report e Loan Report.

Fatores de deterioração (luz, humidade, temperatura, pestes, etc.).

Diagnóstico, avaliação, monitorização e gestão das condições físicas e ambientais das coleções (exposição e reserva), com especial relevância dos registos iniciais, por um lado a compreensão das obras de arte, por outro lado a compreensão do espaço para onde vão, quer seja reserva ou exposição.

Criar as condições físicas e ambientais adequadas para retardar e minimizar a deterioração, com apresentação de casos de estudo.

Situações de seguro, manuseamento, transporte e exposição. Casos práticos de gestão de acidentes: princípios de boas práticas.


Formador

Rodrigo Bettencourt da Câmara fez formação em Pintura no ARCO em 1987/88. Desenho SNBA, Curso de Pedagogia para formadores na área do património no Centro de Estudos Linguísticos, Lisbon 1990/91.
Escola Superior de Conservação e Restauro, 1989/ 1993, especialização em pintura. Università Internazionale dell’ Arte (UIA), 1994/95, 2 anos de especialização em Conservação e Restauro de pintura mural, tela e madeira. FBAUL, Multimedia/Instalação, 2006/11. FBAUL, pós-graduação Multimédia / Fotografia 2011/2013. Trabalhou diretamente com vários artistas contemporâneos como: Noronha da Costa, Eduardo Nery, Alberto Carneiro, Helena Almeida, Jorge Martins, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Mat Mullican, Christian Boltanski, Larry Bell, Robert Longo, Julian Lenon, Jonathan Monk, Isaac Julian,Peter Kogler, Patti Smith, Art and Language, Martial Raysse, Kiluanje Kia Henda, Mário Macilau, Filipe Branquinho, Mauro Pinto, Gonçalo Mabunda, Joseph Kosuth, Angela Ferreira; Xing Danwen, Wang Quingsong, Vik Muniz, Adriana Varejão, Rosângela Renó, entre outros. Foi Diretor Técnico na “Mar & Montanha – Arte e Gastronomia no Algarve”, Diretor Técnico na Trienal do Alentejo, responsável pela logística e parceiro na EstArt, Feira Internacional de Arte, Professor Assistente Convidado no Departamento de Conservação e Restauro da FBAUL, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. É Sócio-gerente da Art Dispersion, empresa de conservação, restauro e produção de obras de arte e
Conservador-restaurador da Colecção de Fotografia Novo Banco. Foi Conservador-restaurador no MACE (Museu de Arte Contemporânea de Elvas), e no Museu do Design, Lisboa. É Conservador-restaurador na Coleção Berardo. Trabalhou para diversas instituições culturais em Portugal, como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação de Serralves, bem como em diversas instituições estrangeiras.