Módulo 4 – Gestão de projetos culturais

3 e 4 de fevereiro de 2025, Fórum Arte Braga

10 e 11 de fevereiro de 2025

17 e 18 de fevereiro de 2025


Este módulo visa capacitar profissionais e entidades culturais com conhecimentos e ferramentas essenciais para a gestão eficaz de projetos culturais, abrangendo desde aspetos legais até estratégias de planeamento e execução.


Conteúdos

Fundamentos Legais e Estruturais – Legislação Cultural portuguesa e europeia; Documentos estruturantes e seu impacto no setor cultural

Modelos de Gestão e Tipologias de Projetos – Cultura colaborativa e liderança democrática; Gestão hierárquica vs. gestão participativa; Projetos contributivos, colaborativos e de cocriação; Codesign de programas culturais

Participação Cultural – Transição de modelos passivos para ativos; Níveis de participação: informação, consulta, parceria, autoridade partilhada, delegação de poder; Estratégias para engajamento comunitário

Financiamento e Sustentabilidade – Patrocínios e mecenato: conceitos e legislação; Estudos de caso de financiamento bem-sucedido; Identificação de recursos financeiros e oportunidades de cooperação

Planeamento Estratégico – Análise SWOT/FOFA; Definição de objetivos estratégicos; Identificação de necessidades operativas e domínios de ação

Elaboração do Plano Estratégico – Análise de território e enquadramento institucional; Estudo de público-alvo e segmentação de mercado; Planeamento de projeto: áreas de intervenção, atividades, calendarização e orçamento; Plano de comunicação e marketing; Proposta de valor e inovação

Ciclo de Vida da Gestão de Projetos – Fases do ciclo de vida: iniciação, planeamento, execução, monitorização e encerramento; Definição de metas e resultados claros; Gestão de risco e controle de qualidade; Aplicação da “teoria da mudança”

Cooperação e Redes – Princípios de cooperação e colaboração em rede; Identificação e desenvolvimento de parcerias internacionais; Programas de apoio à internacionalização e mobilidade

Monitorização e Avaliação – Métodos de monitorização de projetos; Técnicas de adaptação e avaliação contínua; Mensuração de impacto e apresentação de resultados


Metodologia

Envio de inquérito online para entender motivação dos participantes; aferir o nível de conhecimento das dimensões da formação, sobre a escala das atividades desenvolvidas e se as entidades usam instrumentos de gestão estratégica;

Momento de apresentação individual;

Momento expositivo com estudos de caso;

Workshops práticos para aplicação dos conceitos;

Discussões em grupo e análise de projetos concretos baseados em experiências reais;

Desenvolvimento de um projeto cultural individual ou em equipa;

Avaliação;

Participação nas discussões durante a sessão presencial;

Apresentação de um plano estratégico para um projeto cultural (3-5 anos);

Defesa oral do projeto desenvolvido.


Formador

Joaquim Jorge iniciou, em abril de 2024, o Doutoramento em Património, Tecnologia e Território, especialidade Património, Tecnologias e Paisagens Culturais, organizado pela Universidade Autónoma de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Tomar.
Concluiu em 2019 o MBA em Direção Técnica e Serviços nas Organizações Sociais, ministrado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) numa parceria entre a ANGES e Coimbra Business School.
Concluiu em 2001 a Licenciatura em Antropologia e em 2005 a Pós-graduação em Antropologia (Patrimónios e Identidades) ambas ministradas pelo ISCTE-IUL.
Entre 1991 e 2005 frequentou diversos cursos, ações de formação e de enriquecimento profissional, entre outras, nas áreas da Educação Não-Formal, Mediação Cultural e Educação para o Desenvolvimento. Concluiu em 2005 a formação executiva em Planeamento e Gestão de Projetos Europeus ministrada pela Pixel, em Florença, Itália.
É um dos docentes convidados no IADE/Universidade Europeia no Curso de Pós-graduação em Design para as Indústrias Criativas, coordenado pelo professor Bruno Nobre.
Exerceu funções na Câmara Municipal de Loures entre setembro de 1991 e janeiro de 2016, onde esteve afeto à Divisão do Património Cultural. Entre fevereiro de 2016 e março de 2018 exerceu funções da Equipa de Financiamentos Externos, do Departamento de Planeamento Financeiro e Aprovisionamento, responsável pela divulgação dos Avisos de Abertura de Candidatura e pela instrução, acompanhamento e gestão financeira dos processos de candidatura às linhas de financiamento disponíveis (PACTO e PEDU, PAMUS, PAICD, PARU).
Frequentou diversos cursos, ações de formação e de enriquecimento profissional, sobretudo nas áreas do Serviço Educativo e Mediação Cultural, Educação Não-Formal e Educação para o Desenvolvimento.
Concluiu em 2005 a formação em Planeamento e Gestão de Projetos Europeus ministrada pela Pixel, em Florença, Itália.
Entre 2007-2016 coordenou gestão a implementação de vários projetos transnacionais, centrados sobretudo na capacitação das equipas técnicas afetas aos museus e bibliotecas. Integrou a equipa intermunicipal responsável pela gestão e implementação da Rota Histórica das Linhas de Torres, onde coordenou a unidade de trabalho das parcerias e da captação de financiamentos. (http://www.cilt.pt/pt/rotahistorica-das-linhas-de-torres; https://www.rhlt.pt/; www.museomundial.org;
www.educarparacooperar.pt)
Entre Setembro de 2010 e Outubro de 2013 exerceu funções como assessor do Vice-Presidente da CM de Loures, onde co-organizou em 2012 a 9ª European Museum Advisors Conference (https://museumadvisors.wordpress.com/).
Entre abril e novembro de 2018 exerceu as funções de Chefe de Divisão de Desenvolvimento Social da CM de Torres Vedras.
Entre novembro de 2018 e fevereiro 2022 exerceu funções como Técnico Especialista no Gabinete da Secretária de Estado da Cultura (XXI Governo Constitucional) e no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural (XXII Governo Constitucional)
Desde março de 2022 integra a Direção de Serviços de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, do Ministério da Cultura.