Módulo 3 – Inclusão, acessibilidade e representatividade
13 e 14 de janeiro de 2025
20 e 21 de janeiro de 2025, Convento de São Francisco, Coimbra
27 e 28 de janeiro de 2025, Convento do Espírito Santo, Loulé
Dada a abrangência da especificidade dos conteúdos a abordar, a formadora convidará também uma entidade ou pessoa que possa contribuir com o seu conhecimento e experiência, de modo a contemplar todos os temas deste módulo.
Conteúdos
Atender à diversidade de públicos, de visitantes e equipas: pessoas com deficiência ou limitações motoras, visuais, auditivas e/ou intelectuais; público sénior e infantojuvenil, estrangeiros, diversidade de backgrounds, comunidades marginalizadas, minoritárias ou distantes das artes.
Promoção de uma cultura democrática: valorização da diversidade de saberes, culturas e tipologias de expressão cultural e artística.
Incentivar a representatividade da comunidade, em toda a sua diversidade, nas obras e coleções, nas temáticas, na construção dos discursos e narrativas, nos programas e nas equipas.
Programar para públicos plurais: promover a reflexão, a interpretação crítica e diversidade de perspetivas, abertura a discursos dissonantes.
Mudança de paradigma de participação: de consumidor a criador cultural.
Inclusão social e bem-estar das comunidades através da arte.
Legislação portuguesa e internacional na promoção da acessibilidade: descodificação de normas e sua aplicabilidade.
Estratégias de promoção de acesso, inclusão e participação equitativa nas artes, nos equipamentos serviços e recursos: eliminação de barreiras físicas, sociais e intelectuais (arquitetura e equipamentos, design universal, audiodescrição, interpretação em língua gestual portuguesa, visitas orientadas, legendagem, conteúdos audiovisuais, materiais táteis, impressões em Braile e ampliadas, símbolos e pictogramas, gratuidade e política de preços diferenciados, oferta de informação diferenciada, linguagem clara e inclusiva, etc.).
Formadora
Inês Fialho Brandão tem um Doutoramento em História pela National University of Ireland, Mestrado em Near Eastern Studies with Concentration in Museum Studies. New York University, E.U.A., e Licenciatura em História e História de Arte, The University of Edinburgh, Reino Unido
COORDENAÇÃO DE MUSEUS, PROGRAMAÇÃO & EQUIPAS
Museu Calouste Gulbenkian/Mediação Cultural e Estratégia Digital (6 colaboradores imediatos)
Memória dos Exílios, Cascais (7 colaboradores)
Farol-Museu de Santa Marta, Cascais (13 colaboradores)
COMISSARIADO DE EXPOSIÇÕES (seleção)
Histórias Desconfinadas. Famílias refugiadas em Cascais, 1933-45
Legado Judaico em Portugal (co-comissária)
Coleccionar para a Res Publica. (co-comissária), Casa-Museu Anastácio Gonçalves
Olhares Cruzados sobre Arte e Islão, Casa-Museu Anastácio Gonçalves
Coordenação das exposições das Galeria Fotográficas Fnac.
PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA
Conceção e coordenação do programa educativo, Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa
Conceção e coordenação dos Laboratórios de História, Memória dos Exílios, Cascais
Parcerias educativas: Escola Alemã de Lisboa, ES Fernando Lopes-Graça (Case-study, Conselho da Europa)
Conceção e coordenação do programa educativo, Farol Museu de Santa Marta, Cascais
Parceria educativa: Escola do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
Conceção e coordenação do programa educativo, Olhares Cruzados sobre Arte e Islão, CMAG
PUBLICAÇÕES
IAM: Museus Inclusivos e Acessíveis. Co-autoria. (Fundação Calouste Gulbenkian, projeto europeu)
‘Os Museus de História e as práticas colaborativas na era pós-verdade.’ in Revista Património
‘The mysterious El Greco at the Buchholz Bookshop in Lisbon’ in Collecting Histories. (peer-review)
‘What’s in Lisbon? Portuguese sources and Nazi-era provenance research’. Journal of European History, Special Issue. (peer-review)
Colecção António Olmos catálogo de exposição (coordenação).
Coleccionar para a Res Publica catálogo de exposição (co-coordenação).
Olhares Cruzados Sobre Arte e Islão, catálogo de exposição (coordenação).
ATIVIDADE LETIVA
Como construir uma visita orientada; História da Arte Islâmica; Exposições temporárias: da conceptualização à avaliação; Conceção de serviços educativos em museus.
Integra Scientific Council do Observatório para o Ensino da História na Europa; International Advisory Council da Sousa Mendes Foundation.
Prémio APOM ‘Museóloga do ano’, 2021.
Peer-reviewer, Journal of Contemporary History; MIDAS- Museus e Estudos Interdisciplinares.